domingo, 25 de julho de 2010

Ferrari manipula GP da Alemanha e Alonso vence

Oito anos após ordenar Rubens Barrichello a dar a vitória de graça para Michael Schumacher no GP da Áustria, a Ferrari voltou a manipular o resultado de uma corrida da F-1. Neste domingo, no GP da Alemanha, o time usou as entrelinhas de uma mensagem pelo rádio para mandar Felipe Massa deixar Fernando Alonso assumir a liderança. O brasileiro, que liderou a corrida desde a largada, tirou o pé e deu ao espanhol sua segunda vitória na temporada.
Com o resultado na Alemanha, Hamilton chegou a 157 pontos na liderança do Mundial, contra 143 de Button. Webber e Vettel estão empatados em terceiro, com 136, e Alonso subiu para 123 - Massa é o oitavo, com 85.

A CORRIDA
Na largada, Vettel partiu mal da pole e espremeu Alonso. Massa aproveitou para assumir a liderança, seguido pelo espanhol e o alemão. As posições se mantiveram inalteradas até a parada única dos três nos boxes.
Na volta do pit stop, Massa enfrentou a habitual dificuldade em aquecer os pneus e Alonso atacou com tudo. Mas o brasileiro neutralizou as tentativas do espanhol, que reclamou pelo rádio: "Isso é ridículo".
Em seguida, Massa teve seu melhor momento na prova e, com uma sequência de voltas voadoras, fez a diferença chegar a 3 segundos sobre o espanhol, enquanto Vettel também ficava para trás, a mais de 5 segundos do brasileiro.
Os três faziam uma corrida à parte do restante e, a 25 voltas do fim, Alonso começou a fazer de novo voltas voadoras e se aproximou de Massa. Foi quando o destino da corrida foi manipulado pela Ferrari.
Engenheiro de Massa, Rob Smedley disse pausadamente para o brasileiro pelo rádio: "Fernando está mais rápido do que você. Você pode confirmar que entendeu a mensagem?". Uma forma camuflada de ordenar uma inversão de posições para favorecer o espanhol, ainda com chances de título.
Então, na 49ª volta de um total de 67, Massa claramente tirou o pé na saída do grampo e permitiu a ultrapassagem do espanhol. Dali em diante, Massa passou a virar tempos bem piores do que antes e Alonso abriu boa vantagem, enquanto Vettel se aproximou do brasileiro nas últimas voltas mas sem ficar em posição de ultrapassagem.
Exatamente um ano após o acidente nos treinos para o GP da Hungria, Massa teve de novo um 25 de julho para esquecer. Foi o mais amargo segundo lugar da carreira do brasileiro.
No parque fechado, Alonso comemorou a vitória e tentou abraçar Felipe, que respondeu de maneira fria. Enfim, agora é esperar os desdobramentos de mais uma polêmica armada pela Ferrari.
E milhares de Brasileiros se perguntam: Por que eles obedecem? Algo maior deve estar por traz de toda essa polêmica, mas o fato é que o dinheiro acaba sempre falando mais alto nesse tipo de esporte.
A próxima etapa será no próximo domingo, na Hungria.

RESULTADO FINAL DO GRANDE PRÊMIO DA ALEMANHA
1º - Fernando Alonso (ESP) Ferrari - 1h27m38s864

2º - Felipe Massa (BRA) Ferrari - a 4s

3º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - a 5s

4º - Lewis Hamilton (ING) McLaren-Mercedes - a 26s

5º - Jenson Button (ING) McLaren-Mercedes - a 29s

6º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - a 43s

7º - Robert Kubica (POL) Renault - a uma volta

8º - Nico Rosberg (ALE) Mercedes - a uma volta

9º - Michael Schumacher (ALE) Mercedes - a uma volta

10º - Vitaly Petrov (RUS) Renault - a uma volta

11º - Kamui Kobayashi (JAP) Sauber-Ferrari - a uma volta

12º - Rubens Barrichello (BRA) Williams-Cosworth - a uma volta

13º - Nico Hulkenberg (ALE) Williams-Cosworth - a uma volta

14º - Pedro de la Rosa (ESP) Sauber-Ferrari - a uma volta

15º - Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso-Ferrari - a uma volta

16º - Vitantonio Liuzzi (ITA) Force India-Mercedes - a duas voltas

17º - Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes - a duas voltas

18º - Timo Glock (ALE) Virgin-Cosworth - a três voltas

19º - Bruno Senna (BRA) Hispania-Cosworth - a quatro voltas

Nenhum comentário:

Postar um comentário