sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Feliz Aniversário PlayStation!

Olhando a grande Wikipédia sobre o dia insignificante de hoje destaquei um aniversário significanete, trocadilhos a parte hoje quem está de festa é o maravilhoso PlayStation, para isso vai um fragmento (até bem extenso por sinal) da história deste console.

Em 1988, a Sony firmou um contrato com a Nintendo para criar um leitor de CDs para o novo videogame de 16 bits. Chamado na época de Super Disc, o console rodaria cartuchos de Super Nintendo e CDs de multimídia da Sony, além dos jogos criados pela Nintendo em CD. Mas o futuro reservava surpresa para as duas empresas. A Sony conseguiu o direito de ser a única distribuidora mundial oficial da plataforma, criada por Ken Kutaragi, além de ter todos os direitos sobre os kits de desenvolvimento. A Nintendo, famosa por querer controlar toda a produção, não gostou da notícia. Um dia depois do anúncio da Sony sobre o PlayStation (o novo nome do Super Disc), a Nintendo veio à público para fazer seu próprio anúncio. Só que ao invés de confirmar o acordo com a Sony, comunicou que estava criando um leitor de CD para o seu videogame em parceria com a Phillips.
Chegara a vez de a Sony se enfurecer. Então, após uma história tumultuada com a Nintendo, a empresa esperou até 1993 para anunciar o seu PlayStation -X (o que explica a sigla PSX), uma versão atualizada do videogame de CD, agora com capacidades gráficas 3D e nenhuma ligação com a Nintendo. O design do videogame era simples, porém extremamente poderoso e elegante. Mas como a Atari e a 3DO provaram, hardware não salva uma plataforma, e a Sony precisava de software de qualidade para o PSX. E começou a corrida para seduzir os produtores de jogos. Com a compra da Psygnosis, uma empresa inglesa de software, e o suporte de mais de 250 empresas japonesas, preparava-se para produzir em larga escala o aparelho. Uma parceria com a Namco resultou no Ridge Racer, um jogo de fliperama baseado na placa do PSX que seria posteriormente usado como game-propaganda para o lançamento do console.
Finalmente no dia 3 de dezembro de 1994, o PlayStation foi lançado no Japão, custando 37 mil ienes, aproximadamente R$ 700 reais na época. O aparelho desaparecia rapidamente das lojas, sendo considerado um dos produtos mais importantes da Sony desde o lançamento do Walkman. Em 1995, o PlayStation foi apresentado na feira E3 (Electronics Entertainment Expo) e roubou o show, seduzindo a imprensa e o público americano com suas promessas inovadoras. E com uma centena de produtores ocidentais, tudo parecia perfeito para o lançamento em solo americano. E assim, no dia 9 de setembro a Sony levou às lojas seu novo console custando US$ 299. O primeiro PlayStation possuía um estilo típico para sua época, uma “caixa” cinza composta de uma unidade leitora de CD-ROM, ranhuras para memory cards (cartões de memória que armazenam informações dos jogos) e entradas para controles joysticks. Depois disso, a história de sucesso da marca estava traçada.
Nos anos seguintes, os sucessores do primeiro PlayStation, que vendeu mais de 100 milhões de unidades, provaram ser tão ou mais poderoso quanto o original, tornando-se o videogame de maior sucesso da história com milhões de unidades comercializadas e outros milhões de fãs arrebatados. Outro fator de sucesso do PlayStation foi o enorme número de jogos criados e desenvolvidos ao longo desses anos. Muitos deles se tornaram verdadeiros ícones do segmento. Até hoje, aproximadamente 7.800 jogos foram lançados para o console PlayStation desde seu lançamento.
Depois de ler um tanto e saber mais sobre o seu instrumento de divertimento, que tal comemorar essa façanha e fazer um campeonatinho de PES com a gurizada, ein?
Feliz aniversário PlayStation!
Fonte: Mundo das Marcas

8 comentários:

  1. "sendo considerado um dos produtos mais importantes da Sony desde o lançamento do WALKMAN." Hehe, walkman é Old
    Parabéns Playstation, ainda quero ganhar um no 'Bom Dia e CIA' xD

    ResponderExcluir
  2. Huahuahua!! Achei que fosse só eu que tentava ganhar um PS do Bom dia... *-* Minha prima tinha um Walkman, e eu sempre quis um.. achava cool! :P Passado; hahuaahua!

    ResponderExcluir
  3. ahuahuah
    Playstation, Playstation!

    eu tenho uma dúvida, que será q quer dizer Walkman? Será que é a tradução ao pé da letra: Anda Homi! kkk

    ResponderExcluir
  4. Boa!! Vamo pesquisar aqui sobre isso então, vai dar comentário... hehehe!! Pode ser que sim, seja somente ao pé da letra mesmo! Afinal era considerado a maior criação moderna.. deve ser.. vo pesquisar.. garanto que no podcast #8 falamos algo disso!! Ove tá! Se quiser, pode usar um Walkman pra ouvir!! hsushsu se ainda achar um, faz o download grava num CD, reproduz num rádio que toca fita... dá um REC. e pronto... agora pega e ponhê num Walkman!!! Simplesmente simples!!

    ResponderExcluir
  5. auauhuhauhauh
    Eu vo escutar hehe
    só não do jeito "Simplesmente simples!" kkk
    Mudou muito do tempo do Walkman pra hoje, hoje em dia com a 'modernidade moderna' baixa direto pelo cel e já escuta
    Pra gente ver como o ser humano evolui. E pensar que essa sabedoria dos cientistas e 'tecnologistas'( não sei como se chama as pessoas que fazem essas coisas tecnológicas ) nem se compara com a de Deus. Se a gente acha q viu muito aqui imagina lá.

    Eu pesquisei um pouco e acho q não acho nada!

    Não sei como é essa história , se é anda homem, homem que anda, ou se é "Troço de ouvir música" hehe
    A paz.

    ResponderExcluir
  6. O meu manda um e-mail pra gente!! Bah! Muito benção o que tu escreveu! Vamo trocar uma idéia.. sempre mencionamos os nossos e-mails recebidos no podcast!! Benção nosso papo mew!! Paz!

    ResponderExcluir
  7. bah, é impressionate a evolução nesse aspecto!
    hoje para ouvir musica a função é outra, download, pen drive, MPvarios opkspoaksuahs...e assim vai, mas era tri né..."acabou a fita vira lá!"hehe...

    ResponderExcluir